Hoje vou contar minha primeira jornada ao Cuminapanema e como começou minha história de amor com esse povo maravilhoso que vive no meio da Amazônia, mais precisamente entre os municípios de óbidos e Alenquer, no noroeste do Pará. Sim estou falando daqueles índios, aqueles dos livros de história, com arco e flecha, tipóia e cocar de pena, esse que na verdade é usado apenas pelas mulheres e em tupi se chama WIREHA.
Uma breve introdução: Quando os brancos (nós) que na minha opinião de brancos não temos nada, no Brasil somos todos misturados (para nosso orgulho ) e para eles em tupi os KIRAHI (nós de novo) perguntamos quem são vocês, eles responderam - Zo'É, que em Tupi quer dizer: Nós mesmos. Sim, simples assim, essa foi a resposta e esse é o nome deles...Zo'É. já ouviram falar?
Em 2006 fui abençoada com um convite pra conhecer essa etnia e fazer um levantamento da situação bucal, estava terminando minha especialização em endodontia em Minas Gerais e correndo, na verdade literalmente voando, voltei pra Santarém e claaaro, não acreditei no convite. Fui a uma reunião informal tratar de alguns detalhes, saber mais sobre a cultura, modo de vida, normas de convivência e outras questões importantes, essa reunião descontraída rolou as 16 hrs em um barzinho em Santarém, mais a discussão era séria. Depois de fazer todos os exames necessários (nunca tinha feito tantos e descobri que minha saúde estava ÓOtima) acertamos o dia da entrada...As noites seguintes foram longas mais finalmente chegou o dia, 16 de agosto (meu presente, 1 dia após meu aniversário).Outra coisa que tenho que contar: Mesmo amando viajar , não sou a maior fã de avião, de aeroporto sim, principalmente na chegada, mais não de avião, só para esclarecer nosso avião era um Cesna 206 , lugar pra 5 passageiros, sem exagero parecia um brinquedo de montar ou desmontar nesse caso...Tipo Lego sabe?? Não importou, me enchi de coragem e garanti meu lugar na cabine ao lado do piloto, com toda certeza não fui a melhor co-pilota, fiz mil perguntas e não desgrudei meus olhos dos dele, na verdade as vezes sim, o avião voava baixo e a paisagem da Amazônia, aquele tapetão verde é coisa de louco visto de cima e tão de pertinho...Mais nada me preparou para as situações que viriam. Quando pousamos depois de 1h e 15 de vôo e vi aquela molecada correndo na pista, aqueles homens fortes e bonitões com arco e flecha nas costas e aquelas mulheres lindas sorridentes e enfeitadas e claro todo mundo nu, foi de parar o coração...Poucas vezes senti uma emoção tão forte, não me continha de tanta felicidade, durante todo o tempo que passei lá quase não dormi, não queria perder nada , queria conhecer todo mundo,por volta de 240 índios na época, eu queria saber o nome de todo mundo, e a história deles e queria fotos de tudo e de todos, foi incrível...Agora surreal mesmo foi fazer meu 1 atendimento, o consultório completíssimo e muito mais bem equipado do que o que eu tinha na época. Quase não acreditei, não lembro exatamente quem foi meu primeiro paciente, mais garanto a vocês que como acompanhante tinha no consultório toda a família dele ou dela, aquilo era uma novidade pra mim, e quando digo família estou falando de aproximadamente 10 a 1 5 pessoas, alguns macacos, jabutis, papagaios, periquitos e qualquer outro animal silvestre de pequeno porte que possam ter em mente. Apesar de tudo não atendi muita gente nessa primeira vez, só alguns casos mais graves e não eram muitos, mais ainda vou falar sobre isso em outra ocasião.
Essa foi minha rotina, atendimentos, visita as aldeias, longas horas de histórias e risos, banhos de cachoeira, "aulas de arco e flecha" e muito mais...Tudo isso durou aproximadamente 1 semana, tempo suficiente pra eu me apaixonar por tudo e por todos e não largar mais esse povo. E estou lá até hoje e por quanto tempo mais eles me aceitarem, pois com tudo isso quem mais ganhou fui eu, experiências únicas que vou compartilhar aqui e assim deixarei vocês concluírem quem são os verdadeiros civilizados nessa história.
O comentário é meu mesmo. Não consegui colocar nenhuma foto nessa postagem, alguém pode me ajudar?? E peço também, perdoem meus erros de português e/ou concordância, o apoio é sempre bem vindo as críticas a gente deixa pra depois, ainda estou aprendendo
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSiamo veramente lieto de trovare questo tuo bloggo.
ResponderExcluirsi ti fà piaccere potrai anche venire a
tubaltrentino.blogspot.com